sábado, 30 de agosto de 2008

Do you remember? do you?


Medeamaterial inicia temporada em cinco cidades do Paraná - 20/07/2004 00:00:00

A peça Medeamaterial, de Heiner Muller, que marcou a reativação do Teatro de Comédia do Paraná, será apresentada em cinco cidades do Paraná. No circuito que começa no dia 29 de julho, estão Castro, Jacarezinho, Maringá, Apucarana, Paranavaí e Loanda. O circuito de apresentações integra o Programa Paranização do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Traição, conquista e dor formam o tripé desta tragédia que, na montagem do TCP, teve dramaturgia e direção da uruguaia Mariana Percovich. Traída pelo marido e, posteriormente, obrigada a rumar para o exílio, Medéa mata os próprios filhos em uma atitude extrema de vingança e desespero. Se a tragédia greco-clássica de Eurípides é cruel, a releitura do dramaturgo alemão Heiner Müller (1929–1995), um dos nomes mais importantes e complexos do teatro do século XX, reforça.

O Teatro de Comédia do Paraná foi fundado em 1963 e, desde 2000, quando Felipe Hirsch dirigiu sua versão para Os Incendiários, do ensaísta e dramaturgo suíço Max Frisch, não produzia nenhum espetáculo.

Com MedeaMaterial, a intenção do Centro Cultural Teatro Guaíra foi avançar na importante trajetória do grupo, marcada pela participação de vários nomes importantes das artes cênicas nacionais – galeria em que constam talentos como Ary Fontoura, Paulo Goulart, Nicete Bruno, Odelair Rodrigues, Gianni Ratto e Gabriel Villela, entre outros.

Em Medeamaterial, além do texto contundente e repleto de significados criado por Heiner Müller, entram em ação características que fazem o teatro caminhar lado a lado com outras formas de expressão. Assim, em um cenário visualmente limpo e criado a partir da inspiração em figuras geométricas -círculos e hexágonos, que remetem às formas condições feminina e masculina -, misturam-se dança, música e fundamentos do teatro físico.

A montagem contemporânea exigiu preparação dos atores e a conjunção entre habilidades físicas e artísticas foi um fator fundamental na hora de definir o elenco. Mariana Percovich participou de todas as etapas do processo de seleção.

FICHA TÉCNICA "Medeamaterial", de Heiner Müller

Concepção e direção geral: MARIANA PERCOVICH

Assistente de direção: MARCOS DAMACENO

Cenografia e iluminação: WALDO LEÓN

Figurinos: CRISTINE CONDE

Maquiagem: MARCELINO DE MIRANDHA

Sonoplastia: VADECO / PERCOVICH

Direção vocal: BABAYA

Adereços de figurino: CRISTINE CONDE/MARCELINO DE MIRANDHAELENCO

Mulher que ri/ama: LALA SCHNEIDER

Homem: RODRIGO FERRARINI

Mulher: OLGA NENEVÊ

Medea: PATRÍCIA KAMMIS

Jasão: ANDREW KNOLL

Mulheres da cólquida: GABRIELA HAVIARAS, KATIUSCIA CANORO, CAROL CORRÊA

Argonautas: CAIKE LUNA, EBERSON GALIOTTO, THADEU PERONNE

Serviço

MedeaMaterial

Jacarezinho Dias 3 e 4 de agosto, Apucarana Dias 10 e 11 de agosto, Maringá Dias 7 e 8 de agosto, Paranavaí Dias 13 e 14 de agosto, Loanda Dia 16